VÍDEO: família de patos interrompe o trânsito ao atravessar a BR-158 em Santa Maria

VÍDEO: família de patos interrompe o trânsito ao atravessar a BR-158 em Santa Maria

Foto: Reprodução

A caminhada tranquila e quase sincronizada da família de patos foi registrada na última segunda-feira (25), na BR-158, em Santa Maria.

Embora o trânsito de Santa Maria seja intenso na maior parte do tempo, ele também tem seus momentos de gentileza. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma família de patos atravessando a BR-158, com a ajuda de uma mulher que pediu aos motoristas que parassem por alguns segundos. A cena inusitada foi registrada por volta das 11h de segunda-feira (25), próximo ao Trevo dos Quartéis.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No vídeo, é possível ver dois patos adultos que guiam os outros 10 filhotes até o outro lado da via. A travessia durou cerca de 20 segundos e foi "escoltada" pela agente da Defesa Civil do município Marta Siqueira. Junto do irmão, ela levava a mãe para uma consulta no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) quando avistou os patos no canteiro central da rodovia. Neste momento, eles já haviam atravessado uma das faixas da BR-158.

— Como estávamos do lado contrário, conseguimos visualizar melhor. Eu estacionei, nós descemos e conseguimos parar o trânsito da outra via. Ali é um local onde tem bastante velocidade, eu acredito que se a gente não tivesse conseguido parar o trânsito, eles seriam atropelados. Eles foram muito corajosos. Como foi um dia muito quente, eles estavam em busca de um lugar mais fresquinho, correndo risco de vida, mas a sobrevivência fala mais alto — conta.

Envolvida com projetos que lutam pela causa animal há 11 anos, ela acompanha relatos de casos que envolvem animais silvestres com frequência no trabalho, e ajuda os bichinhos sempre que pode.

— É isso que as pessoas têm que fazer, sempre que tiver oportunidade, tem que tentar proteger os animais. Foi uma cena muito bonita. [...] A gente só vê em filme essas coisas, uma família de patinhos atravessando — finaliza Marta.

Após auxiliar na travessia, Marta comunicou o Batalhão Ambiental Brigada Militar (BABM) sobre o ocorrido. A equipe chegou a se deslocar até o local algumas horas depois, porém, não encontrou a família de patinhos. Este foi o primeiro caso registrado pela guarnição no município.

O que fazer ao encontrar um animal silvestre na rua?

Relatos de casos semelhantes ou denúncias envolvendo animais silvestres podem ser encaminhados para o Batalhão Ambiental de Santa Maria. Atualmente, além de Santa Maria, a instituição atende outros 21 municípios da região. O contato pode ser feito pelos telefones (55) 3221-7372 e (55) 3286-1455. A sede do Batalhão está localizada na Rua Antônio Gonçalves do Amaral, número 1100, no Bairro São José. 

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Amigo Secreto de Natal: mais da metade das cartinhas aguardam adoção; saiba como ajudar Anterior

Amigo Secreto de Natal: mais da metade das cartinhas aguardam adoção; saiba como ajudar

Mesmo com sol ao amanhecer, chuva isolada pode aparecer em Santa Maria nesta quarta Próximo

Mesmo com sol ao amanhecer, chuva isolada pode aparecer em Santa Maria nesta quarta

Geral